Notícias!!

quinta-feira, maio 29, 2008


O crescimento da coluna vertebral é diferente em relação ao sexo masculino e femenino, normalmente as meninas teêm um crescimento vertebral mais rápido que dos meninos, no entanto a coluna vertebral dos meninos apresenta-se mais larga, segundo alguns autores, está no crescimento longitudinal maior nas meninas e a ausência de testosterona presente nos meninos, conferindo uma maior prevalência de escoliose Idiopática em meninas, Leia a matéria clicando aqui.

quarta-feira, maio 28, 2008

Cura da Hérnia de disco.



A hérnia do núcleo pulposo que causa compressão no nervo, pode curar-se, desde que a pressão intradisco mantenha-se baixa por 3 meses. É comumente aceito que no tratamento de pacientes sofrendo dos sintomas de núcleo pulposo herniado(lesão de disco lombar)o tratamento conservador deveria ser tentado antes de qualquer procedimento cirúrgico, o perigo da cirurgia , a certeza de que a laminectomia causará dano à estabilidade da coluna e ocasional fracasso dos procedimentos para aliviar os sintomas , indicam uma prudência de inicialmente tentar-se o tratamento conservador.Sob circunstancias favoráveis tais como diminuição de pressão intradisco ocorrerá uma desidratação da protusão com o respectivo encolhimento da herniação, aliviando os sintomas dolorosos, na parede posterior do anel fibroso ocorrerá uma cicatrização através de fibrose, levando geralmente 3 meses para cicatrição importante, no entanto isto só terá êxito se for realizado medidas de manter a pressão intra disco baixa, as modalidades terapêuticas vão desde tração lombar, exercícios de alongamento, perda de peso, manobra de Cyriax como por exemplo Strething reverso, tração unilateral manual e até mesmo a série de willians em conjunto com a de Mckenzie podem auxiliar na manutenção de baixa pressão intra disco, no entanto os Exercícios de Mckenzie apesar de aumentarem a pressão intra-disco , o fazem empurrando a protusão para região anterior, livrando o local de protusão e invasão desta no foramem de conjugação. Recursos tecnológicos são importantes , mas a maioria dos fisioterapêutas sofrem com altos custos de funcionamento de suas clínicas , onde dificulta a aquisição de mesas de trações com boa tecnologia, e os convênios deixam a desejar em seus valores.

fonte: cox: Back Pain

Abaixo manobra que utilizamos para hérnia de disco.


domingo, maio 25, 2008

SULBRAFITO


Estamos engajados a proporcionar um grande 2º congresso Sul Brasileiro de Fisioterapia Traumato-ortopédica SULBRAFITO, que realizarse-a em Florianópolis em agosto de 2009. No primeiro obtivemos um grande sucesso com aproximadamente 400 participantes, aguardem vocês Fisioterapêutas não irão se arrependerem.

segunda-feira, maio 19, 2008

Evolução dos celulares desde 1985

faz um bom tempo que não comento nada sobre tecnologia móvel, meu passatempo favorito, estudando em blogs experts! como do Rodrigostoledo, ví um vídeo interessante e não resistí e vou plagiá-lo e colocar no meu blog, vejam o vídeo.

domingo, maio 18, 2008

Cisto sinovial- tratamento Fisioterapêutico.

Dr. Clauton M.Machado

Prof. Adjunto Fisioterapia/UFSM

Autor dos Livros Corrente Interferencial 1ª ed. Orium 2007

Eletrotermotertapia Prática 4ª ed Orium 2008

clautoufsm@yahoo.com.br

Toalha de Clauton - TTC

A TCPP consiste em produzir exercícios miomotores progressivos e programados, auxiliando na reabsorção do líquido sinovial, sendo incrementada pelo efeito da Crio Cinética (em movimentos circulares). Os exercícios através da Toalha de Clauton, serve para evitar e tratar a distensão de Cápsula e ligamentos de punho, bem como, prevenir/ diminuir/reabsorver.a.perda.de.líquido.sinovial, (cocontração/fortalecer e evitar distensão, o que pode levar a formação de Cisto Sinovial de Punho/Mão. A Crio acelera a reabsorção, relaxa e analgesia e produz vasoconstrição superficial.A Corrente interferencial (profunda) acelera a reabsorção do Cisto Sinovial (líquido) incrementando o processo fisiológico do reparação celular.

Técnica: Esta técnica é usada para redução (total) de Cisto Sinovial Dorsal de Mão (evitando a recidiva), após a aplicação simultânea, de Interferencial TCPP/TESMIA e 10 minutos de Crioterapia (TCC). Logo após, usa-se a TTC, em que, uma mão fixa a toalha, enquanto a outra realiza o movimento resistido. A crioterapia é feita cineticamente sobre a pele, e o gelo em contato direto sem plástico ou bolsa, escorrendo água do degelo. Após, continua com a corrente interferencial incremetando o esíimulo de contração progressivamente, através da adequação dos parâmetros e/ou Intensidade da (mA)










Objetivo da Técnica da Toalha de Clauton (TTC)

Esta técnica é usada para redução (total) de Cisto Sinovial Dorsal de Mão (evitando a recidiva), após a aplicação simultânea, de If TCPP e 10 min. de Crioterapia (TCC). Logo após, usa-se a TTC, em que, uma mão, fixa a toalha (fase 1), enquanto a outra mão( a do CISTO) realiza movimento resistido (fase 2), retornando a posição de inicial (fase 3).

Observações

“No impedimento do uso da outra mão para estabilização da toalha, utiliza-se, o flexo-extensor de punho de parede, realizando extensão resistida”.

Esses exercícios ajudam na drenagem do líquido sinovial e fortalecem as estruturas músculo-tendo-ligamentares do Punho, evitando assim, a recidiva da lesão.

Obs : Evitar no dia a dia, a flexão de punho forçada e/ou contínua ( na amamentação é comum)_.

Estágios da Técnica da Tolha de Clauton.










ESTABILIZAÇÃO - REALIZAÇÃO DA EXTENSÃO - RETORNO AO EIXO DE 180º

O tratamento; 10 dias e nos 1ºs três dias, realiza-se IF + Crio duas vezes ao dia, e a toalha de Clauton diariamente 3 x/dia e carrega na bolsa e faz por tempo indefinido meses anos...

Desta forma, evita-se a cirurgia e a recidiva do Cisto.

clautonufsm@yahoo.com.br





domingo, maio 11, 2008

Saúde no Brasil


A saúde no Brasil anda um tanto quanto conturbada , nos últimos 8 anos viu-se um crescimento inflacionário com uma média de aumento de 60% para serviços , remédios, médicos, dentistas, planos de saúde e outros serviços. por outro lado , costumo houvir de meus pacientes a seguinte frase. _olha doutor a medicina anda muito avançada,meu problema vai ter solução?. É muito difícil até para explicar para o paciente que a medicina avançada é para poucos, pois muitos planos de saúde acabam não liberando procedimentos modernos e nem mesmo os profissionais querem fazer o serviço pelo plano , devido ao alto custo de equipamentos e investimentos em carreira, em suma uma cirurgia laparoscópica no início não era realizada pelo plano de saúde, pois os honorários eram os mesmo devidos ao médicos que faziam cirurgia a ceu aberto, ou seja, cirurgia aberta, então a pergunta que não quer calar. Porquê então fazer cursos reciclagens um up date e up grade na carreira?, Cada vez médicos e mais médicos se especializam para atender um grupo seleto de paciente que podem pagar pelos seus serviços, os hospitais de alta complexidades carregam filas enormes de pretendentes a tatamento caros pagos pelo SUS. De um outro lado estão os profissionais de saùde, segundo informações de representantes do ministério de saúde, há exigência de barrar novos cursos devido ao baixo nível de profissionais, segundo consta exitiam em 1997 cerca de 85 instituição de ensino, e hoje são 175 e que destas 32 não possuem hospital escola, nem convênios com hospitais.Não há falta de médicos e sim há falta de médicos que queiram atender a saúde pública.

sexta-feira, maio 09, 2008

Tração lombar.


fig 1-
vejam nestas fotos como a tração lombar melhora e diminui a compressão na hérnia de disco.
achei interessante para mostrar para algumas pessoas que ainda possuem dúvida.Na fig 1 mostra a imagem em RMN, antes do precedimento tracional.Na fig 2 mostra a imagem em RMN durante a tração lombar, notem que o canal vertebral está mais alargado, os ligamentos longitudinal posterior e amarelo estão mais tensionados pela tração isto diminui a invaginação para dentro do canal. Pesquisas apontam uma preferência pela tração vertebral intermitente ao invés da contínua , isto tem diminuido o efeito que muitos paciente relatavam que na tração contínua ao retirar a tração em alguns casos a dor aumentava momentaneamente , isto se dava ao fato do aumento da hidratação do disco durante o procedimento, em outras palavras é o aumento do volume discal em virtude da dimuição da carga, ao soltar a tração haveria uma maior compressão discal.Se algum colega tiver alguma experiência neste tipo de tração, agradeceria comentário.


fig 2.

domingo, maio 04, 2008

Esta apresentacao foi gerada pela VIVO


Teste